557 patinetes elétricas foram apreendidos em São Paulo — e Grow protesta

Growstartup controladora dos patinetes elétricos de locação Grin e Yellow, teve 557 dos seus equipamentos apreendidos pela Prefeitura de São Paulo ontem (29). O motivo foi a vigoração de um decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB), que estabeleceu regras (e multas de até 20 mil reais) para o uso incorreto dos patinetes elétricos.

Hoje, a Grow possui 1,6 mil estações para pegar e deixar patinetes elétricos em locais privados, que podem armazenar mais de 7 mil desses equipamentos. A empresa de micromobilidade urbana disponibiliza cerca de quatro mil patinetes na cidade, atendendo 1,5 milhão de usuários em uma área de 76 quilômetros quadrados.

De acordo com a Grow, mais de 400 patinetes elétricos foram apreendidos e danificados ontem, mesmo estacionados de acordo com as normas que passaram a vigorar — parados em pontos privados, em pontos públicos e em espaços que não prejudicam a livre circulação dos pedestre.

“A empresa entende que a ação da prefeitura foi ilegal e atenta contra o direito de escolha dos cidadãos de São Paulo”, afirmou o grupo em comunicado à imprensa. O número de ao menos 400 patinetes elétricos “é parcial e tende a crescer significativamente, pois muitos dos caminhões a serviço da prefeitura carregados de equipamentos da Grow ainda não foram contabilizados.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *